Este ano tem sido intenso para nossa equipe no que diz respeito a prevenção de incêndios. Iniciamos em março uma série de expedições focadas na formação das brigadas pantaneiras, batizadas de “Expedição Pantanal: Brigadas Pantaneiras”. As primeiras, realizadas entre os meses de março e abril, foram um sucesso, mas já estamos nos preparando para outras que estão por vir, afinal, o fogo não espera para começar.
Fase 1: Reconhecimento do terreno
Durante os meses de março e abril estivemos em campo visitando cerca de 28 locais, totalizando 5.000 km de deslocamento em 18 fazendas, 10 comunidades e uma escola visitada, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esta primeira fase teve como objetivo o planejamento e reconhecimento de territórios considerados vulneráveis a possíveis incêndios, e a preparação desses territórios para as próximas etapas de ação, onde iremos treinar as brigadas voluntárias para atuar na prevenção e combate ao fogo.
Aproveitamos a viagem para entregar oficialmente mais um tanque pipa para a Brigada Alto Pantanal, em sua base avançada no Porto Jofre, na base da organização Panthera Brasil, e um na Fazenda São Francisco do Perigara, o maior refúgio de araras-azuis do mundo, onde o Instituto Arara Azul atua. Esses tanques serão de grande importância para combater o fogo na região da Transpantaneira, do Parque Estadual Encontro das Águas e no Perigara, lugares que foram muito afetados pelo fogo no ano passado.
Fase 2: Treinamentos
Durante os meses de junho e julho, estaremos em campo com equipes do Ibama/Prevfogo para capacitar os brigadistas. Serão treinados cerca de 200 brigadistas em 8 municípios diferentes nos dois estados, totalizando 18 turmas. As brigadas estão espalhadas nos principais pontos onde historicamente o fogo é mais intenso e recorrente. No mapa abaixo é possível identificar por onde estarão as brigadas:
No começo da expedição, teremos a presença da apresentadora de TV Rafa Kalimann, que irá acompanhar nossas atividades e o treinamento de uma das brigadas. Já no final, contaremos com a presença do ator Mannuel Costa, que também acompanhará as atividades de treinamento na região do Porto Jofre.
Após a capacitação dos brigadas, seguiremos estruturando todas as futuras ações de prevenção e combate aos incêndios, que são: Estabilização dos procedimentos operacionais, iniciação das etapas de educação ambiental, manutenção técnica das brigadas, monitoramento e detecção dos focos de calor no perímetro das brigadas e nas zona amortecimentos e dar sequência nos programas de apoio as respostas aos incêndios florestais.