Em 2011, o Instituto SOS Pantanal firmou uma parceria de extrema importância para a concretização da primeira Expedição Pantanal, realizada com o apoio da Fundação Toyota. Utilizando um veículo da parceira, o projeto percorreu dez rotas diferentes na região pantaneira, incluindo os pontos mais isolados, com o objetivo de mapear práticas sustentáveis nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia.
SOBRE A FUNDAÇÃO TOYOTA
A Toyota tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente e por isso, busca, na fabricação de seus automóveis, contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Para unificar seus esforços sociais e assumir um maior compromisso com o Brasil, a empresa criou em 2009 a “Fundação Toyota do Brasil”, que visa promover a sustentabilidade, por meio de atividades de conservação ambiental e formação dos cidadãos.
Importantes ações realizadas pela Toyota há tempos foram incorporados à Fundação, como por exemplo, o apoio ao Projeto Arara Azul, que já acontecia desde 1989, auxiliando na atividade de preservação ambiental na região do Pantanal sul-mato-grossense, e todos os projetos sociais implantados e suportados pela empresa nas comunidades onde opera – Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP).
PRIMEIRA EXPEDIÇÃO PANTANAL SOBRE 4 RODAS
A bordo de uma Hilux SRV cabine dupla, a equipe da SOS, que era formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistas, percorreu o Pantanal identificando, registrando e divulgando as melhores práticas adotadas na região. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, que tinham a missão de estudar e documentar a culinária local.
O primeiro percurso da Expedição Pantanal teve início no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). O time percorreu localidades como Nhecolândia, Passo do Lontra, Abobral, Curva do Leque e Estrada Parque. Com a coleta de dados realizada ao longo da viagem, foi possível orientar estratégias para a proteção do Pantanal, possibilitando o diagnóstico de problemas socioambientais.
DESDOBRAMENTOS DO PROJETO
A Expedição Pantanal, que teve sua primeira viagem realizada há 8 anos, ainda fornece base para a preservação pantaneira até os dias atuais. As descobertas e estudos feitos naquela época, que só foram possíveis graças ao auxílio da Fundação Toyota do Brasil, promoveram estratégias seguidas ainda hoje pelos profissionais do SOS Pantanal.
O veículo continua sendo utilizado pela equipe, que planeja uma nova Expedição Pantanal pelos principais lugares da região, a fim de atualizar os dados e coletar ainda mais informações capazes de ajudar na preservação do bioma. Com a evolução dos trabalhos feitos por lá, a nova Expedição aborda uma temática diferente, que foca no mapeamento de pontos de ecoturismo e projetos de conservação ambiental.