O tereré foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A origem da palavra vem do guarani e deriva do som produzido pela guampa quando a bebida está acabando.
Mas afinal, o que é o tereré e qual é a sua origem?
O tereré é uma bebida gelada feita à base de erva-mate, típica do Mato Grosso do Sul, embora tenha chegado ao Brasil através da fronteira com o Paraguai, trazida pelos indígenas guaranis e kaiowás.
Uma das teorias mais aceitas sobre sua origem no Brasil se refere à Guerra do Chaco, que ocorreu entre 1932 e 1935. Durante esse conflito, as tropas paraguaias perceberam que seriam facilmente localizadas se acendessem fogueiras, então começaram a consumir a bebida gelada como alternativa, que antes era consumida quente.
Além da temperatura da água, a diferença entre o tereré e o chimarrão (bebida mais consumida no Sul do Brasil) é a forma de preparo da erva. No tereré, a erva-mate é triturada e consequentemente mais grossa, enquanto no chimarrão, ela é utilizada moída, logo, é mais fininha.
O recipiente em que são consumidas também são diferentes: o chimarrão é servido na cuia, enquanto o tereré pode ser servido em copos comuns ou mesmo na guampa, produzida a partir do chifre de boi.