Conheça o que fazemos na prática
O instituto SOS Pantanal atua em 3 diferentes frentes em prol do desenvolvimento sustentável do bioma. Estamos constantemente em campo, ouvindo as demandas e entendendo in loco quais os problemas e potencialidades diretamente com os pantaneiros (proprietários de terra, comunidades tradicionais e indígenas), e levando essas informações para discussões com diferentes níveis do poder público, auxiliando no processo de criação de políticas públicas que enderessem estes problemas e oportunidades.
O que fazemos
Monitoramos e estudamos os principais desafios do Pantanal, o desenvolvimento de políticas públicas para sua conservação e executamos ações concretas em nossas três prioridades programática
Como fazemos
Algumas ações realizadas
Mapeamento da Cobertura Vegetal da bacia do Alto Paraguai (BAP)
O lançamento do Instituto em 2009, foi marcado com a apresentação de um levantamento inédito sobre a vegetação da Bacia do Alto Paraguai (BAP), com o objetivo de compreender sua dinâmica ambiental e os vetores de pressão sobre a região.
Este produto contribuiu para a formação da plataforma MapBiomas, conhecida e respeitada mundialmente em análises da cobertura terrestre do Brasil, da qual orgulhosamente somos co-fundadores.
Expedição Pantanal
A proposta da Expedição Pantanal teve como principal objetivo trazer à luz iniciativas de boas práticas que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável do bioma. A observação se deu por meio de entrevistas informais, realizadas pelos próprios expedicionários.
A ação trouxe informações e dados importantes para o entendimento do real cenário do Pantanal, mostrando que essa região pode oferecer ao planeta produtos que respeitam ciclos e que carregam em si diversos serviços ambientais e que deve ser valorizada por isso. A produção feita com respeito a esses ciclos, pode gerar renda e manter o Pantanal conservado a longo prazo.
Exposição: O Pantanal é Aqui
Após a expedição, lançamos a exposição “O Pantanal é Aqui”, uma exposição itinerante que uniu arte, cultura e exemplos concretos de práticas sustentáveis realizadas por propriedades, instituições de pesquisa, ONGs e associações. Ela foi realizada pela primeira vez em 2012 nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e em 2013, itinerou por diversas cidades, incluindo Campo Grande, Cuiabá, Corumbá, Miranda e Bonito.
A primeira edição do evento, realizada entre agosto e setembro de 2012, contou com uma programação divertida e educativa, atraindo pessoas de todas as idades. A exposição incluiu rodas de conversa, apresentações culturais e visitas monitoradas de escolas.
Expedição Pantanal – Ecoturismo
Em 2019, lançamos uma nova edição da Expedição Pantanal, desta vez com o objetivo de percorrer o bioma registrando e divulgando boas práticas no ecoturismo e alguns dos projetos de conservação que atuam no Pantanal.
A viagem foi um verdadeiro sucesso! Nossa equipe passou 25 dias visitando os principais projetos de conservação e pontos de ecoturismo da região, com o intuito de aproximar laços e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável do Pantanal. Ao todo, foram mais de 5.000 km percorridos por terra, mais de 600 km percorridos por rios, 11 municípios, 20 empreendimentos ecoturísticos e 11 projetos de conservação visitados!
Movimento “ O Pantanal Chama”
Logo após os incêndios catastróficos que varreram 26% do Pantanal em 2020, iniciamos um grande movimento, apoiado por Luan Santana e diversas outras empresas e pessoas físicas, que doaram uma quantia significativa, que foi utilizada para a criação dos programas Brigadas Pantaneiras e Raízes do Pantanal, para prevenção e combate a incêndios e restauração ecológica, respectivamente.
O movimento foi marcado pelo show beneficente do cantor e compositor Luan Santana, evento transmitido ao vivo em suas redes e no canal National Geographic Brasil, no dia 22 de novembro de 2020.
Jantar Beneficente SOS Pantanal
Em 2022 aconteceu o primeiro jantar beneficente organizado pelo Instituto. Na noite do dia 08 de novembro de 2022, o Blue Note SP recebeu 332 convidados que prestigiaram uma noite única com um show de Gabriel Sater, Guilherme Rondon e Adriana Sanches, apresentando lindas modas pantaneiras.
O evento contou com 42 parceiros e patrocinadores apoiando a causa, somando mais de R$400 mil de lucro, que foi integralmente destinado ao programa Brigadas Pantaneiras, e investido na capacitação de novos brigadistas, manutenção dos equipamentos de proteção individual e combate a incêndios, assim como no monitoramento das áreas onde as brigadas atuam.
Show Beneficente Raízes do Pantanal
No dia 04 de junho de 2024, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizamos o “Show Raízes do Pantanal – Seu Jorge e Daniel Jobim Cantam Tom Jobim”. Uma noite memorável onde mais de 500 pessoas estiveram presentes, resultando na arrecadação de quase 300 mil reais que foram destinados para a expansão do projeto de restauração de áreas degradadas na região entre Pantanal e Cerrado, na Terra Indígena Cachoeirinha, em Mato Grosso do Sul.
Suspensão do decreto 14.273 e criação da Lei nº 6.160 do Pantanal de MS
Em 2015 o Pantanal de Mato Grosso do Sul passou a ser regido pelo decreto 14.273, que ignorava as recomendações científicas na época de sua criação, portanto era cheio de falhas e omissões que colocavam o bioma em risco. A partir de um estudo técnico e jurídico aprofundado, apresentamos um documento técnico que demonstrava a fragilidade do decreto, assim como a urgência da criação de uma lei embasada e discutida com todos os setores da sociedade.
Através deste documento, abrimos diálogo com o Governo Federal e Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, que em conjunto propuseram a Lei 6.160/24, conhecida como Lei do Pantanal Sul. A construção da lei contou com contribuições do Instituto SOS Pantanal e outras organizações ambientais, assim como órgãos ligados ao setor produtivo do Pantanal.
Este foi um grande marco na história do Instituto, onde foi possível catalisar uma legislação sólida, através do diálogo, do entendimento cultural e de dados científicos.