SOS
Um pouco de quem somos
O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal é uma organização ambiental nascida em 2009, que atua na conservação do Pantanal, promovendo o aprimoramento de políticas públicas, a divulgação de conhecimento e o desenvolvimento de projetos para o uso sustentável do bioma. Fomentamos as transformações necessárias por meio da ciência e do diálogo com os diversos setores da sociedade civil e poder público.
Nossa missão
é trabalhar para que as futuras gerações conheçam o Pantanal em sua máxima potência: um refúgio da biodiversidade e da cultura dos povos pantaneiros. Atuamos para mitigar e adaptar o bioma e seu entorno às mudanças do clima. Fazemos isso entendendo a realidade local, mobilizando diferentes setores da sociedade em torno de nossa causa e desenhando intervenções para o desenvolvimento sustentável do bioma.
Nossa visão
é um futuro onde a conservação do pantanal é uma prioridade compartilhada, unindo as comunidades tradicionais, atores governamentais, empresariais e líderes globais em torno do compromisso de garantir um Pantanal vivo para as próximas gerações e reconhecendo que a sobrevivência do ecossistema depende da preservação do seu entorno.
Nossos valores
- Respeito e valorização dos saberes locais;
- Transparência em nossos processos;
- Parceria e diálogo com setores público e privado;
- Conhecimento científico como norteador;
- Foco em resultados concretos e mensuráveis;
- Inovação: adaptando-se às mudanças climáticas, sociais/regionais e políticas.
O que fazemos
Monitoramos e estudamos os principais desafios do Pantanal, o desenvolvimento de políticas públicas para sua conservação e executamos ações concretas em nossas três prioridades programáticas:
Nossa história
2005 – Surge uma ideia
Após os ótimos resultados sendo obtidos nas políticas ambientais no bioma Mata Atlântica, através da Fundação SOS Mata Atlântica, alguns de seus fundadores tiveram a ideia de uma organização que atuasse de forma mais estruturante, com políticas públicas em prol do Pantanal.
Agosto 2009 – Fundação do SOS
Aqui nasce oficialmente o Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal. Esse literalmente grandioso nome não veio por acaso. A organização já nasce com um produto bem definido: o mapa de monitoramento de uso do solo e cobertura vegetal da porção brasileira da Bacia do Alto Paraguai. Este mapa foi feito através de visitas à campo e compilações da última tecnologia em monitoramento remoto via satélite.
Veja mais
2011 – Primeira Expedição Pantanal
Primeira expedição do instituto que rodou diversos pontos do Pantanal, com o objetivo de documentar as práticas sustentáveis no bioma, como boas práticas na produção agropecuária, gestão dos recursos naturais, desenvolvimento local além de cooperação e governança.
2012 – O Pantanal é aqui e Prosa Pantaneira
Desdobramento da expedição do ano anterior, onde trouxemos as boas práticas identificadas durante a nossa jornada para o público na cidade, através de exposições em shoppings e áreas públicas. Enquanto isso, um outro produto foi desenvolvido para outros formatos de mídia, como o Prosa Pantaneira, programas em formato de áudio produzido a partir das conversas com pantaneiros e pantaneiras ao longo da expedição, que foi então reproduzido em diversas rádios pantaneiras. Um dos objetivos do projeto foi que os entrevistados tivessem acesso às matérias através de seus aparelhos de rádio, no meio do Pantanal.
Outubro 2016 – Carta Caiman
A Carta Caiman é um documento que firmou 5 compromissos importantes para a conservação e desenvolvimento econômico do Pantanal. Em 2016 a Carta foi assinada pelo então ministro do meio ambiente (Sarney Filho) e pelos governadores de Mato Grosso (Pedro Taques) e do Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja). Pela primeira vez na história, os governadores dos 2 estados se reuniram para tratar especificamente do Pantanal. Os 5 compromissos firmados foram:
- Lei do Pantanal;
- Econegócios na planície e planalto;
- Pagamento por serviços ambientais (PSA);
- Ações para assegurar o modelo de conservação da Reserva da Biosfera;
- Plantio de monoculturas.
2017 – Carta Caiman 2
Evento para revisar os acordos firmados no ano anterior, que contou com a presença do então presidente Michel Temer no evento, que assinou 2 documentos:
- Decreto que viabilizava a conversão de multas ambientais para recuperação de bacias hidrográficas
- Decreto que permitiu a concessão de Unidades de Conservação para a iniciativa privada.
2019 – Nascimento do MapBiomas
É com grande orgulho que o SOS Pantanal foi um dos co-fundadores da plataforma MapBiomas, uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima), produzido por uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais.
Setembro 2019 – Expedição Pantanal (o retorno)
Essa expedição marcou a retomada das expedições do SOS, nossa volta mais ativa ao campo para entender as demandas e melhor endereçá-las. A expedição teve como objetivo visitar locais que praticavam o ecoturismo e projetos de conservação da biodiversidade pelo bioma. Toda a viagem foi gravada para a publicação de uma série de vídeos curtos, contando sobre cada fase da expedição.
Setembro de 2020 – Incêndios catastróficos no Pantanal
Considerado o pior incêndio florestal que já atingiu o Pantanal na história, o fogo consumiu mais de 26% do bioma, afetando principalmente a região norte da planície. Em setembro de 2020, a equipe toda do SOS foi até a região da Transpantaneira, para apoiar as ações de combate, apoio logístico e operacional, e divulgação dos fatos nas diversas mídias.
Devido aos trágicos resultados do fogo, milhares de pessoas se mobilizaram e doaram, através da visibilidade nacional e internacional, foi quando decidimos estruturar o programa de prevenção de incêndios, o Brigadas Pantaneiras. Passamos de 16 mil seguidores no Instagram para mais de 200 mil durante este período.
Novembro 2020 – Brigadas Pantaneiras
Movidos pela urgência da causa e com o apoio de diversos parceiros, logo após o auge do fogo em setembro de 2020, lançamos o piloto do programa Brigadas Pantaneiras, o que se tornaria o maior programa da sociedade civil para prevenção e combate de incêndios no Pantanal.
Novembro 2020 – “Pantanal Chama” Live do Luan Santana na Serra do Amolar para apoiar o SOS Pantanal
Após os incêndios, participamos da construção da live que ocorreu em um barco hotel, flutuando literalmente no meio do Pantanal, e transmitida ao vivo pelo canal do cantor no Youtube e no canal de televisão National Geographic Brasil. Objetivo da live foi dar visibilidade para o tamanho do estrago causado pelas chamas, além de arrecadar fundos para o programa Brigadas Pantaneiras.
Dezembro 2020 – Restauração de áreas degradadas
Com o recurso arrecadado durante os incêndios, também demos início a um projeto pioneiro dentro da Terra Indígena Cachoeirinha, da etnia Terena, no Pantanal Sul. Junto com o Laboratório de Ecologia da Intervenção da UFMS e da start-up Restaura, começamos o plantio de mudas e outras ações para recuperar uma área degradada com 3 nascentes.
Maio 2021 – Artistas Pelo Pantanal
Movimento criado por nosso grande parceiro Documenta Pantanal, reuniu quarenta e dois artistas brasileiros que doaram suas obras em uma campanha para arrecadar R$2 milhões no combate a incêndios no Pantanal.
Entre eles, aparecem nomes como Adriana Varejão, Araquém Alcântara, Artur Lescher, Dalton Paula, Daniel Senise, Di Cavalcanti, Ernesto Neto, João Farkas, Vik Muniz e Yuli Yamagata.
Junho 2021 – Expedição de treinamentos do Brigadas Pantaneiras
Iniciamos uma grande expedição para fazer a primeira rodada oficial de treinamentos das brigadas participantes do programa. Passamos mais de 40 dias em campo, com 3 equipes separadas, capacitando os brigadistas e entregando material de proteção individual e de combate para cada uma delas.
Setembro 2021 – Incêndios Transpantaneira
O Pantanal norte foi atingido novamente por incêndios de larga escala, e essa foi a primeira vez que as brigadas entraram em combate após sua formação. Estivemos em campo com uma equipe grande, dando suporte ao combate na região da Transpantaneira e do Parque Estadual Encontro das Águas. A partir dessa ação, conseguimos avaliar e validar nosso avanço técnico sobre o tema.
Junho 2022 – Pantanal Não É Lugar de Soja
Lançamento da campanha #PantanalNãoÉLugarDeSoja , onde pautamos nas mídias e para o poder público o perigo dos avanços da monocultura de soja na planície pantaneira. Reunimos artistas e políticos que se posicionaram contra essa prática. Conseguimos levar a pauta para todos os candidatos durante a corrida eleitoral para os governos de MT e MS.
Novembro 2022 – I Jantar Beneficente SOS Pantanal
Primeiro jantar beneficente produzido para captação de recursos do instituto. O jantar foi um sucesso, reuniu diversas celebridades, doadores e outras organizações, além de empresas parceiras. Todos os recursos foram aplicados no programa Brigadas Pantaneiras.
Março 2023 – Programa Águas do Pantanal
Lançamento oficial da nossa nova frente de trabalho: Águas do Pantanal, que atua no monitoramento de água nos rios e bacias hidrográficas que formam o Pantanal. O lançamento foi realizado através da expedição Águas que Falam, em parceria com a Chalana Esperança, onde visitamos comunidades ribeirinhas que são impactadas diretamente pelas alterações nas águas.
Maio 2023 – Lançamento do movimento Estrada Segura para Todos
Lançamos oficialmente, através de uma manifestação em frente ao DNIT de Campo Grande, o movimento que demanda a instalação de medidas de mitigação contra colisões entre carros e a fauna silvestre. O foco do ato foi cobrar a instalação dessas medidas no trecho da BR-262 que liga Campo Grande a Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
Agosto 2023 – Suspensão do decreto 14.273/15
Após diversas avaliações técnicas e denúncias ao Ministério Público Estadual e ao Ministério do Meio Ambiente sobre as fragilidades e incoerências do decreto 14.273/2015 do Estado de Mato Grosso do Sul, que regulamentava a proteção do Pantanal, o Governador Eduardo Riedel suspende o decreto para a criação de uma Lei amplamente debatida pelos setores da sociedade.
Novembro 2023 – Incêndios Transpantaneira e Porto Jofre
Após um 2022 sem grandes problemas, o Pantanal voltou a ser palco de incêndios de largas proporções em 2023. Mais de 1.3 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas, e uma das principais regiões atingidas foi novamente entre o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, o Parque Estadual Encontro das Águas e o Porto Jofre, no final da rodovia transpantaneira. Nossa equipe passou mais de 12 dias em campo atuando no combate e no resgate de animais durante o período mais crítico.
Dezembro 2023 – COP28 Dubai
Pela primeira vez em sua história, o Instituto SOS Pantanal participa da COP, a maior conferência do mundo sobre clima e meio ambiente. Logo em nossa estréia, tivemos a oportunidade de falar em 3 painéis, com temáticas de alerta de incêndios, bioeconomia e restauração de áreas degradadas.
Dezembro 2023 – Aprovação da Lei do Pantanal no MS (Lei 6.160/23)
- Aprovação da Lei do Pantanal no MS (Lei 6.160/23)
Após intensas articulações, compilação de dados científicos e produtivos diálogos com os diferentes setores da sociedade, foi aprovada a primeira Lei do Pantanal em Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei foi proposto pelo Governo Estadual junto ao Ministério do Meio Ambiente, culminando em um documento sólido, embasado cientificamente, que trouxe um equilíbrio entre a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social na região. O Instituto SOS Pantanal contribuiu com insumos técnicos no processo de discussão da lei.
• Março 2024 – Nova fase do projeto Águas que Falam
Graças ao apoio da Everest, empresa líder em purificadores de água, conseguimos expandir o Projeto Águas que Falam para um total de 12 comunidades, aumentando nossos pontos de monitoramento através de ciência cidadã, e iniciando as visitas técnicas para instalação de sistemas de potabilização da água nas comunidades parceiras.
• Março 2024 – Exposição Pantanal: Herança e Legado
Em parceria com a Environmental Justice Foundation (EJF), estreamos no Shopping Pátio Central em Campo Grande (um dos mais visitados do estado de Mato Grosso do Sul), a levamos para Brasília na sede da Embaixada da União Europeia, e em setembro a levamos para a sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde ficou exposta por 2 semanas.
• Maio a Setembro 2024 – União Europeia no Pantanal e Pantanal na União Europeia
Dentre os meses de Maio a Setembro, realizamos e participamos de uma série de ações envolvendo membros do parlamento e das embaixadas europeias.
Trouxemos os Conselheiros de Meio Ambiente das embaixadas da Alemanha e Bélgica para o Pantanal sul em uma visita guiada e organizamos um evento internacional na embaixada da União Europeia no Brasil, com a presença de representantes de 12 países, dentre eles 7 embaixadores. Também participamos de audiência pública e de uma série de reuniões no Parlamento Europeu, discutindo temas relacionados ao Pantanal.
• Junho 2024 – Show Raízes do Pantanal: Seu Jorge e Daniel Jobim
Dois anos após o primeiro Jantar Beneficente do Instituto SOS Pantanal, voltamos com o Show Beneficente Raízes do Pantanal, com Seu Jorge e Daniel Jobim cantando clássicos de Tom Jobim. Este lindo evento levantou R$200 mil reais para a ampliação do Programa Raízes do Pantanal, que atua na restauração e conservação dentro da Terra Indígena Cachoeirinha – MS.
• Junho a Agosto 2024 – Incêndios no Pantanal
2024 foi considerado o ano mais seco da história registrada do Pantanal. Devido às condições climáticas e à ação direta do ser humano, os incêndios de grandes proporções começaram mais cedo do que o esperado. Apesar de focos isolados já estarem acometendo o bioma desde o começo do ano, foi a partir de junho que a situação saiu completamente de controle e grandes incêndios começaram a se formar no Pantanal sul. Nossa equipe esteve presente em diversos momentos, durante muitas semanas até o fim do mês de agosto, em algumas das maiores operações de combate espalhadas pelo bioma.
• Julho 2024 – 15 anos de SOS Pantanal e lançamento da nova identidade
No dia 13 de julho de 2024 comemoramos os 15 anos da fundação do Instituto SOS Pantanal. Foram 15 anos de muitas lutas, avanços e conquistas. Os principais feitos destes 15 anos estão descritos aqui nesta linha do tempo. Junto ao nosso aniversário, lançamos oficialmente a nova marca do Instituto SOS Pantanal. A logo atualizada traz um conceito mais fluido e moderno, representando a dinamicidade do Pantanal, nossa expansão para novas frentes e ampliação da visibilidade do bioma no cenário internacional.
• Julho 2024 – Sanção da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo
Após anos de tramitação, os incêndios em junho ajudaram a destravar o Projeto de Lei da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo, que foi aprovado na Câmara e Senado Federal, e sancionado pelo Presidente da República no dia 31 de julho. Nós participamos do comitê de acompanhamento da sociedade civil do projeto de lei, que trará um avanço significativo em termos de governança e planejamento no enfrentamento do fogo.
• Novembro 2024 – COP29 Baku
Pelo segundo ano, participamos da Conferência do Clima da ONU. Estivemos na capital do Azerbaijão durante a COP29, onde tivemos a oportunidade de participar de 2 paineis. O primeiro foi organizado pelo pavilhão dos ODS’s, onde falamos sobre a confiança nos interlocutores climáticos. O segundo e mais importante, aconteceu no pavilhão do Brasil, onde mediamos o painel sobre Adaptação ao Fogo e Boas Práticas ao Manejo Integrado do Fogo, reunindo atores do poder público federal, estadual e legislativo, além da sociedade civil organizada.
Membros
Conselho
Coordenação
Equipe técnica
Embaixadores e Padrinhos
Trabalhe com a gente
Você gostaria e acha que tem perfil para trabalhar com a gente? Sempre que uma nova vaga é aberta no Instituto, buscamos primeiramente em nosso banco de currículos um perfil que se encaixe na vaga. Deixe aqui seu currículo e o porquê você poderia trabalhar no SOS Pantanal!
Nossos apoiadores
Reconhecimento
Na mídia
Confira as matérias mais relevantes nas quais o SOS Pantanal está presente.
Transparência
A prestação de contas à sociedade é um dos pilares do trabalho do Instituto SOS Pantanal. Ao longo do ano, utilizamos este espaço para compartilhar nossos relatórios anuais de atividades, assim como os relatórios e certificados de auditoria externa independente: