Os grandes incêndios de 2020 foram responsáveis pela queima de 26% do bioma, e ao analisarmos os cenários de longo prazo, constatamos uma tendência de aumento gradativo da temperatura, secas mais severas e longas, e por consequência, temporadas de incêndios ampliadas e mais intensas. Diante disso, mobilizamos parceiros e comunidades na restauração de áreas prioritárias para a manutenção da vida neste bioma, como as nascentes que fornecem água limpa para as comunidades, nascendo assim o programa, Raízes do Pantanal.
Iniciamos o projeto na Terra Indígena Cachoeirinha, em Miranda, Mato Grosso do Sul, não só pela alta relevância ecológica na região, mas também pelo impacto do programa na segurança alimentar, segurança hídrica e renda das comunidades beneficiadas. Este projeto alia educação, incentivo à bioeconomia, conscientização ambiental e colaboração social, proporcionando momentos de trocas, unindo o saber científico ao conhecimento tradicional. As atividades concentraram-se no preparo do solo, coleta de
sementes, produção de mudas, plantio e acompanhamento do crescimento das mesmas, onde a comunidade indigena é totalmente envolvida em todas as partes do processo.
O modelo proposto já provou sua eficácia no território, e já começamos a expansão para novas áreas de relevância ecológica.
Galeria de imagens
Alguns números do Programa Raízes do Pantanal:
de150
25
de8mil
5
70
de150
de80
O FUTURO DO PANTANAL TAMBÉM ESTÁ NAS SUAS MÃOS
Apoie o SOS PantanalMAIS INFORMAÇÕES
Rua: Estefânia, 88
Bairro Carandá Bosque,
Campo Grande – MS
CEP: 79032-250
Tel: (67) 4042-7587