Em 2020 o Pantanal enfrentou o pior cenário de incêndio florestal de sua história. A partir dessa situação, decidimos atuar de forma estrutural na prevenção e na primeira resposta aos focos de incêndio, através da estruturação de uma rede, que hoje conta com 27 brigadas rurais de incêndios florestais espalhadas pelo bioma e seu entorno, denominadas “Brigadas Pantaneiras”.
Essa rede recebe treinamentos, equipamentos para proteção individual e combate ao fogo, monitoramento remoto e assessoria técnica relacionada à manutenção de equipamentos e ações preventivas. Todas as brigadas apoiadas diretamente pelo Programa já entraram em combate às chamas para defender seus respectivos territórios, obtendo resultados positivos na diminuição da área queimada.
Em 2023, expandimos o monitoramento remoto para outras brigadas coordenadas por instituições parceiras, para otimizar a identificação de novos focos de calor e diminuir o tempo de resposta, alcançando um número total de 66 brigadas. Hoje são mais de 800 mil hectares monitorados, e temos como meta passar dos 1.5 milhões de hectares nos próximos anos.
Galeria de imagens
Alguns números do Programa Brigadas Pantaneiras:
27
de 500
+ de 40
7
+ de 800
12 mil
57%
657 mil
de 5.000
52
12 mil
Alerta Aracuã
É um um programa desenvolvido pelo SOS Pantanal que detecta focos de calor direto do sistema da NASA e envia um alerta automático personalizado diretamente para o smartphone de pessoas e brigadistas que moram nas áreas cobertas pelas Brigadas Pantaneiras.
A emissão de alertas ocorre via Whatsapp aos líderes das BPANS ao serem detectados focos de calor na área da brigada e nas regiões adjacentes. Essa agilidade na detecção e comunicação com as brigadas é fundamental para uma rápida resposta a um eventual incêndio florestal.
Estamos colhendo muitos resultados ressaltados pelos próprios brigadistas, como relata Miriam Amorim, líder da BPAN de São Pedro de Joselândia – MT:
“Os alertas de focos enviados no celular permite saber a localização dos incêndios. Às vezes a brigada fica sabendo dos incêndios através das comunidades ou visualização em campo, porém na maioria das vezes a única forma de saber da ocorrência de incêndios é por meio da detecção do sistema. Eu gostei e achei fácil a utilização no celular”.
Painel Aracuã
Já o Painel Aracuã, é um sistema de geração de painéis simplificados e bem visuais, idealizado pela Synergia Socioambiental, parceira de longa data do SOS Pantanal, que usa tecnologia e análise acurada de dados para monitorar focos de incêndio no bioma, ajudando a traçar estratégias de prevenção e combate ao fogo.
No painel são apresentados dados que ajudam a entender melhor o cenário do fogo. Dentre as funcionalidades, é feito um comparativo com a média histórica desde 2012, além do registro de áreas atingidas pelo fogo nos últimos anos. Essas informações auxiliam na compreensão do regime de fogo nos territórios e consequentemente no planejamento das ações de manejo, prevenção e combate.
O monitoramento de dados variados por meio de sistemas de detecção remota, como satélites da Nasa e sensores terrestres, inclui dados sobre histórico de focos de calor registrados, qualidade da vegetação, características do terreno, infraestruturas existentes e ações preventivas adotadas. Esses dados permitem uma resposta rápida e eficiente, direcionando os recursos disponíveis para as áreas afetadas e facilitando o combate aos incêndios em estágios iniciais, quando a propagação é mais controlável, minimizando danos.
O FUTURO DO PANTANAL TAMBÉM ESTÁ NAS SUAS MÃOS
Apoie o SOS PantanalMAIS INFORMAÇÕES
Rua: Estefânia, 88
Bairro Carandá Bosque,
Campo Grande – MS
CEP: 79032-250
Tel: (67) 4042-7587