Aquidauana

Já ouviu falar de Aquidauana? Palavra indígena, original da etnia Guaicuru, Aquidauana significa rio estreito e é o nome que leva uma das 11 microrregiões do Pantanal

Localizada no Mato Grosso do Sul, o Pantanal de Aquidauana que está todo inserido dentro do município de Aquidauana, porta de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense.

A microrregião, que tem aproximadamente 507.529,00 hectares (ha), está situado no sudeste do Pantanal brasileiro. Faz limite com o Pantanal da Nhecolândia ao norte, a Serra de Maracajú, ao leste, os Pantanais do Aboral e do Miranda a oeste e ao sul faz divisa com regiões de altitudes mais elevadas com cerrados e áreas de pastagens plantadas.

Galeria de imagens

Característica naturais

O Pantanal de Aquidauana possui um dos mais belos ecossistemas do planeta, contribuindo com aproximadamente 4,9 % do total da reserva do pantanal brasileiro. Banhado pelos rios Aquidauana, Negro e Taboco, a região tem fitofisionomias específicas das regiões de savanas. Possui um vasta diversidade de fauna e flora, decorrentes do ambiente contraditório que alterna entre períodos úmidos (verão) e de estiagem (inverno).

Uma característica interessante é que a formação calcária da região confere uma grande quantidade de carbonato de cálcio em suas águas. O resultado disso é refletido na fauna local. As lagoas de Aquidauana são repletas de moluscos de cascas bem sólidas.

Aquidauana também possui vários rios que estão entre os com maior quantidade de peixe dos país, como o rio Aquidauana , que dá nome a região.

 

Turismo local

O Pantanal de Aquidauana encanta os turistas pelos inúmeros pontos para safáris fotográficos, passeios ecológicos e opções de lazer como caminhadas, cavalgadas e passeios de barco.

Além disso o lugar apresenta paisagens singulares, como as serras de Piraputanga e Maracaju que encanta com a excelente vista da planície.

 

Sítio arqueológico

Além da importância biológica, Aquidauana também guarda segredos de nossos antepassados. Um paredão de rocha abriga um sítio arqueológico em Aquidauana que contém vestígios de povos antigos que viveram no local há mais de 12 mil anos.

Vários artefatos utilizados por povos caçadores-coletores foram encontrados na região, além de vestígios de fogueiras e gravuras rupestres no topo de um dos morros, que os cientistas acreditam serem utilizados como uma espécie de mirante e observatório astronômico.