A Expedição Pantanal é um projeto que começou em 2011, com o objetivo de levar os profissionais a campo para mapear iniciativas que auxiliam na conservação da região, reconhecendo essas práticas e visando apresentá-las à sociedade e ao poder público.
Em 2019, retomamos a Expedição, desta vez focada em mostrar a importância do trabalho de projetos de conservação da biodiversidade e documentar o papel do ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.
Nossa equipe passou 25 dias visitando os principais projetos de conservação e pontos de ecoturismo da região, com o intuito de aproximar laços e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável do Pantanal. Ao todo, foram mais de 5.000 km percorridos por terra, mais de 600 km percorridos por rios, 11 municípios, 20 empreendimentos ecoturísticos e 11 projetos de conservação visitados, entre eles o Projeto Arara Azul, Onçafari, Acaia, Instituto Homem Pantaneiro, Projeto Tamanduá, Bichos do Pantanal, Projeto Panthera, Projeto Tatu-canastra, Bichos do Pantanal, Onças do Rio Negro, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e Kolping Frei Thomás.
A Expedição foi interrompida devido à pandemia e aos incêndios que devastaram o Pantanal em 2020, porém retomaremos assim que possível, sempre abordando algum tema relevante para ser explorado neste bioma complexo e fascinante.