G1, Mato Grosso do Sul
Campo Grande recebe na tarde desta terça-feira (9) o Seminário Internacional Pantanal, evento que vai discutir os problemas ambientais do bioma e apontar oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável para a região. O evento é organizado pelo instituto SOS Pantanal e na quarta-feira (10) será promovido em Cuiabá (MT) e na quinta-feira (11), em Brasília (DF).
O encontro vai reunir representantes do setor de meio ambiente, órgão públicos, instituições, organizações não governamentais, associações, pesquisadores e universidade para apresentar informações sobre os riscos ao bioma e ações para evitá-los.
Durante o evento serão apresentados estudos sobre ações desenvolvidos em biomas similiares, como os Everglades, nos Estados Unidos (EUA), e Okavango, em Botswana, na África. Também vão ser revelados detalhes do Atlas do Pantanal, o monitoramento sobre o desmatamento na região, feito pelo instituto entre 2014 e 2016.
O seminário será norteado pela chamada “Carta Caiman”, documento com uma série de compromissos assinado pelos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2016. Entre eles estão: dar celeridade na aprovação da Lei do Pantanal assegurando a proteção e o uso sustentável do Pantanal; estabelecer áreas de interesse para Econegócio, na planície e planalto; rever os plantios de monoculturas; estabelecer um mecanismo de regulação para implementação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e e assegurar o modelo de conservação da Reserva da Biosfera.
O evento será realizado no plenário da Assembleia Legislativa, no Parque dos Poderes, a partir das 13h30 (de MS).