*Por Fábio Paschoal
Hoje (16) é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi criada pela Lei 12.533/2011, com o objetivo de viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis e chamar a atenção para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.
A principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas é o aumento da emissão de gases do efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), provenientes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento.
Temperaturas extremas, tempestades intensas e secas prolongadas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar, derretimento de geleiras são alguns dos reflexos das mudanças climáticas. Esse desequilíbrio ambiental faz com que os animais percam seu habitat e encontrem dificuldades na busca por alimentos. Muitas plantas não se adaptam às modificações e acabam perecendo.
Consequências das mudanças climáticas para o Pantanal
O Pantanal depende do ciclo das águas para sua manutenção. A alternância entre as temporadas de cheia e seca é extremamente importante para o bioma. Porém, as mudanças climáticas trazem períodos de estiagem mais longos e extremos e influencia o regime das chuvas e, consequentemente, a ocorrência e duração das inundações.
Um grupo de 25 pesquisadores de Universidades de Mato Grosso, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro percorreu 600 km dos rios Paraguai e Cuiabá, no Pantanal mato-grossense. Eles registraram as alterações ocorridas na paisagem ao longo do rio nos últimos anos e constataram que as mudanças climáticas estão acelerando o aparecimento de ilhas (em um lento processo de assoreamento) ao longo do Rio Paraguai.
Como diminuir o problema?
Para reduzir o impacto das mudanças climáticas é necessário reduzir as emissões de GEE com o uso de energias renováveis, melhoria na eficiência energética, nos transportes em grandes centros urbanos, além de reduzir o desmatamento.
Nós também podemos contribuir com ações menores. Utilizando os recursos naturais com responsabilidade, escolhendo produtos e serviços sustentáveis, reduzindo nosso consumo de energia e dando prioridade a atividades que reduzam a emissão de GEE. Com ações como essas, estaremos ajudando o planeta no combate às mudanças climáticas.
*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo da SOS Pantanal e da GreenBond
Muito bom, excelente texto.