Entre os dias 01 e 05 de fevereiro, a equipe do SOS Pantanal esteve em campo na região de Poconé para realizar a entrega dos dois primeiros tanques pipa que fazem parte do programa Brigadas Pantaneiras. Esse programa é uma iniciativa da SOS Pantanal que visa a estruturação de brigadas rurais voluntárias no Pantanal Norte.
Estes tanques pipas têm capacidade para 5 mil litros de água e podem ser acoplados a tratores, o que possibilita um acesso a áreas remotas onde outros maquinários não conseguem chegar. Os tanques possuem uma bomba de alta pressão que lança o jato d’água longe o suficiente para um combate com segurança, além de terem a capacidade de sugar a água de alguma fonte e reabastecer o tanque.
Entrega do primeiro pipa
Como primeira ação dessa expedição, no dia 02 de fevereiro, houve uma reunião entre organizações, setores privados e públicos da região com o objetivo de alinhamento dos planos de prevenção e combate aos incêndios de 2021. Estavam presentes na reunião a SOS Pantanal, AECOPAN (Associação Civil de Ecoturismo do Pantanal Norte), ONG Panthera, a Secretaria de Meio Ambiente de Poconé, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guias de turismo e representantes do Sindicato Rural de Poconé e do Movimento Guardiões do Pantanal.
Esse encontro ocorreu no km 30 da transpantaneira na Fazenda Pouso Alegre. Após a conversa, ocorreu a entrega oficial do primeiro tanque pipa para Benedito Freitas, representante da AECOPAN.
Segunda entrega
A segunda entrega foi realizada no Parque SESC Baia das Pedras, no SESC Pantanal. O SESC é um polo socioambiental na região que além de prestar apoio a comunidade de seu entorno, faz a gestão da maior RPPN do Brasil (RPPN SECS Pantanal), com 108 mil hectares.
A Instituição já possui uma estrutura de combate a incêndios e no ano passado e mesmo assim, no ano passado a RPPN SESC Pantanal teve 93% de sua área consumida pelo fogo. A doação desse tanque-pipa será um reforço nessa estrutura e irá fortalecer a parceria entre o SESC e o SOS Pantanal.
Na ocasião estavam presentes Carlos Artexes – diretor geral do Sesc Nacional, Cristina Cuiabália – gestora da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal e Christiane Caetano – diretora do Sesc Pantanal.
Reunião no Sindicato Rural de Poconé
Após a entrega dos tanques-pipas, a equipe do SOS se reuniu com o Raul Santos Costa Neto, presidente do sindicato rural de Poconé, de modo a conhecer melhor o trabalho do sindicato, expor os planos do SOS, unir forças para os combates aos incêndios futuros e buscar pautas comuns para o desenvolvimento sustentável do Pantanal.
Monitoramento da recuperação do Pantanal.
Após as visitas, a equipe desceu até o Porto Jofre, para registrar a evolução das áreas afetadas pelos incêndios no ano passado. De barco, percorrendo o Rio São Lourenço e seus afluentes, na região do Parque Estadual do Encontro das Águas, visitaram algumas das áreas que mais foram afetadas pelo fogo em 2020.
Constatou-se grande elevação no nível do rio em relação ao ano passado e uma mudança brusca da paisagem. O que antes era tomado de cinzas já se encontra predominantemente verde, dando uma falsa impressão de que o bioma já está recuperado. O bioma ainda está longe de estar saudável. Grande parte do verde que percebemos é em função de capins e cipós, vegetações primárias de rápido crescimento que tomaram conta de árvores queimadas.
Ao longo do dia a equipe encontrou diversos animais como famílias de ariranhas, macacos bugio e diversas espécies de aves.
Parcerias estratégicas
No último dia de expedição, já em Cuiabá, nos reunimos com a diretoria do SESC Mato Grosso e do SEBRAE Mato Grosso para alinharmos as demandas e entregas de auxílio para as comunidades. Em ação conjunta com essas duas instituições, iremos disponibilizar a população além de alimentos básicos, cursos de capacitação e treinamento que irão contribuir tanto com o desenvolvimento humano quanto profissional da comunidade do Pantanal Norte.
Mais uma vez agradecemos o apoio de cada um de vocês! Juntos, estamos conseguindo fazer a diferença! Seguiremos contando com o apoio e doações de vocês!
Acompanhe as nossas redes sociais e blog para novas atualizações de nossas ações no Pantanal!
Texto por: Fernanda Sá