Desde o ano passado, durante os incêndios de 2020 no Pantanal, uma de nossas missões é trazer atualizações em tempo real sobre a situação na região, às consequências dos incêndios, auxiliando as ações de combate.
Mas vamos voltar um pouquinho e falar da teoria. Afinal de contas, de onde surge o fogo? O que define um incêndio?
Vem com a gente pra entender tudo.
O que é fogo?
Fogo nada mais é do que uma reação química, chamada combustão, que libera luz e calor.
A teoria do fogo considerava três elementos básicos necessários para iniciar uma combustão: Combustível, comburente e calor. Esses elementos eram denominados tríades do fogo. Mais recentemente um quarto elemento também passou a ser considerado como fundamental para a combustão, a reação em cadeia. Daí surgiu o “tetraedro do fogo”.
Combustível: É todo elemento suscetível a entrar em combustão fornecendo energia para a queima. Ex. Madeira, papel, matéria orgânica, etc. Podem ser classificados como combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos.
Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio é o mais conhecido.
Calor: O calor é uma forma de energia. É o elemento que inicia o fogo e permite que ele se propague.
Reação em cadeia: Combustível, comburente e calor isoladamente não produzem fogo, mas, interagindo entre si, realizam a reação em cadeia que gera a combustão.
Quando o fogo passa a ser denominado de incêndio?
Passa a ser chamado de incêndio uma ocorrência de fogo não controlado. Os incêndios podem ser extremamente perigosos para os seres vivos e para as estruturas.
Como os incêndios florestais são iniciados?
Em períodos de seca a propagação do fogo sem controle em áreas florestais e de savana, normalmente ocorre com maior frequência e intensidade, estando relacionada a redução da umidade ambiental.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser consequência de ações e/ou omissões humanas.
- Causas naturais, como raios
- Imprudência e descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, que fazem pequenas fogueiras que podem alastrar o fogo, em seus acampamentos
- Fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras máquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha;
- Perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” dos terrenos
- Incendiários e/ou piromaníacos.
Quais danos os incêndios florestais podem causar?
Engana-se quem pensa que os danos causados pelos incêndios são apenas ambientais. Os incêndios florestais além de causarem inúmeras consequências ambientais, também podem gerar prejuízos materiais e humanos.
Entre os danos materiais podemos citar a destruição das árvores em fase de crescimento ou em fase de utilização comercial, reduzindo a produção de madeira, celulose, essências florestais e outros insumos; Redução da fertilidade do solo, como conseqüência da destruição da matéria orgânica reciclável obrigando a um maior consumo de fertilizantes; Redução da resistência das árvores ao ataque de pragas, obrigando a um maior consumo de praguicidas; perda de produção; dentre outros aspectos.
Os se tratando de danos ambientais podem citar a redução da biodiversidade; Facilitação dos processos erosivos; Redução da proteção dos olhos d’água e nascentes; desequilíbrio de ecossistemas e por aí vai.
Para os humanos podemos citar as perdas de vidas humanas e traumatismos provocados pelo fogo ou por contusões; pessoas desabrigadas e desalojadas e redução das oportunidades de trabalho relacionadas com o manejo florestal.
Nunca pensou por esse lado, né?
Por essa e outras razões, evitar e combater os incêndios é fundamental. Nesse mês, dezenas de brigadas voluntárias estão sendo capacitadas no Pantanal pela equipe do IBAMA e SOS Pantanal para lidar de maneira coordenada com o manejo, prevenção e combate ao fogo.
A melhor maneira de ajudar a maior planície alagável do mundo é doando qualquer valor. Clique aqui e apoie nosso trabalho.
No próximo blog vamos contar um pouquinho como ocorre o treinamento dessas brigadas. Fiquem ligados.
A melhor maneira de ajudar a maior planície alagável do mundo é doando qualquer valor. Clique aqui e apoie nosso trabalho de combate ao fogo.
Texto por: Fernanda Sá