A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas. É uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos, é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre (Panthera tigris) e o leão (Panthera leo).
Também é conhecida por diversos nomes em diferentes regiões onde ocorre: onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna.
A onça-pintada reina nos ambientes onde vive, pois é considerada um predador topo de cadeia. Elas controlam populações de presas e são de extrema importância no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridas. São carnívoras estritas, ou seja, alimentam-se exclusivamente de carne. Alimenta-se de animais como tatus, cutias, jacarés, antas e capivaras, além de outras 80 espécies que fazem parte do seu cardápio.
Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas conservadas para sobreviver, esse animal, tão temido e admirado que habita o imaginário das pessoas, é um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ela ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.
Devido ao desmatamento provocado pelo homem e a caça, a população de onças vem diminuindo rapidamente no Brasil. Reduzir essas ameaças é crucial para garantir a sobrevivência dessa espécie tão emblemática e de suas presas.
Conheça a onça-pintada
Conheça algumas características que tornam este grande felino tão apreciado e temido!
- A onça-pintada tem a mandíbula muito forte, capaz de perfurar facilmente a carapaça de uma tartaruga;
- Proporcionalmente, possui a mordida mais poderosa entre os felinos. Seu canino pode chegar a até 5 cm de comprimento;
- Os filhotes permanecem com a mãe, que os cria sozinha, sem nenhuma ajuda do macho, até atingirem por volta de 2 anos de idade, quando começam a desgarrar e procurar seu próprio território;
- Onças são animais de hábitos predominantemente solitários, porém, se encontram para reproduzir e podem tolerar a presença de outras onças em seu território;
- Apesar dos hábitos solitários habitualmente, já foram registrados casos de coalisões formadas por machos, que podem viver juntos se ajudando mutuamente. Também já foram registradas onças compartilhando carcaças entre si, sem apresentar nenhum grau de parentesco conhecido.
- Único felino das Américas capaz de rugir, graças ao osso hióide, que não é completamente ossificado, dando maior capacidade de vibração. Isso permite a ela emitir o som grave chamado de esturro;
- Suas garras são retráteis, ficando expostas na hora do ataque;
- As pintas da onça são chamadas de rosetas. Elas são uma característica individual, como as nossas digitais. Cada onça possui um padrão único de rosetas, facilitando na identificação dos indivíduos;
- As onças atingem a maturidade sexual por volta dos 2 anos, durando de 93 a 105 dias, podendo gerar de um a quatro filhotes por gestação.
- As onças-pretas, ou panteras (popularmente chamadas), são a mesma espécie de onça-pintada, porém apresentam uma mutação genética que as fazem produzir mais melanina, apresentando uma pelagem com coloração escura.
Onde vive a onça-pintada?
Originalmente, a onça-pintada ocorria desde o sudoeste dos Estados Unidos até a região central da Argentina. Porém, devido à alteração de seus territórios e da caça, hoje ocorrem desde o México até o norte da Argentina. Está presente em quase todo o Brasil, desde florestas como a Amazônia e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado, exceto no Pampa, bioma onde já estão extintas. O Brasil possui a maior população de onças-pintadas do mundo, sendo o principal país na conservação e sobrevivência da espécie em longo prazo.
Quais as principais ameaças à onça-pintada?
A onça-pintada é um animal ameaçado de extinção no Brasil. As principais causas da diminuição da população de onças é a perda e fragmentação do hábitat, a caça ilegal e as queimadas.
No Pantanal e na Amazônia, suas populações são maiores e mais estáveis, devido à menor taxa de ocupação humana e áreas mais bem preservadas.
Proteger o Pantanal também é proteger a onça-pintada!