
O SOS Pantanal realizará dois espetáculos beneficentes no histórico Theatro da Paz, em Belém. A renda arrecadada nos shows será destinada a iniciativas de conservação e proteção do Pantanal. Os shows acontecerão em meio à programação oficial da COP30. Confira como adquirir os ingressos e as datas em que irão acontecer!
Ney Matogrosso voz & piano
O ícone da música brasileira e referência internacional em atuação artística, Ney Matogrosso sobe ao palco no dia 13 de novembro, às 21h acompanhado do pianista Leandro Braga.
A presença do artista na COP 30 simboliza a força da arte como linguagem universal para sensibilizar públicos sobre a urgência ambiental.
As vendas corporativas e para pessoas físicas já estão abertas, incluindo opções de camarotes e ativações de marca. Há, ainda, a cota social, com ingressos direcionados ao programa Usinas da Paz (Usipaz), do Governo do Pará, que integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz), voltado à inclusão social e à redução da violência em áreas vulneráveis do estado.
Lenine apresenta show intimista
No dia 21 de novembro é a vez de Lenine abrilhantar a noite. O artista é reconhecido por sua poética que une música popular, consciência socioambiental e experimentações sonoras. O “cantautor”, como ele mesmo se nomeia, fará uma apresentação intimista com os maiores sucessos de sua carreira, contando com um repertório especial para esta apresentação emblemática na COP30.
A abertura do show ficará por conta de Eric Terena, artista indígena cuja fusão inovadora de música eletrônica com cantos tradicionais tem se tornado símbolo da resistência e da vitalidade da cultura indígena no Brasil contemporâneo.
Posicionando o Pantanal na discussão climática global
O objetivo nesta COP30 é colocar o Pantanal, maior planície alagável do planeta, no centro das discussões climáticas globais, especialmente diante da gravidade dos incêndios florestais que vêm devastando o bioma nos últimos anos.
As áreas úmidas são grandes aliadas ao combate às mudanças climáticas, ocupando apenas 6% do território terrestre, mas sendo responsáveis por absorver a mesma quantidade de carbono que todas as florestas do mundo combinadas. O Pantanal, como maior planície alagável de água doce do mundo, é o grande porta-bandeiras dessa causa.
A arrecadação da venda dos ingressos será destinada a três pilares de atuação do SOS Pantanal:
- Conservação e restauração do bioma;
- Governança e segurança hídrica;
- Prevenção e combate a incêndios florestais.

Foto: Gustavo Figueirôa
Shows acontecerão na referência cultural no coração da Amazônia
O Theatro da Paz é a primeira casa de espetáculos da Amazônia e um dos mais luxuosos do Brasil, fundado em 1878. Tombado como patrimônio histórico, o espaço é reconhecido por sua acústica impecável, elementos decorativos revestidos em ouro e capacidade para 900 pessoas. Para os shows beneficentes, 42 lugares serão destinados a projetos sociais locais e 150 já estão reservados a delegações internacionais e representantes de governos.
Antes de cada apresentação, a partir das 19h, o público será recebido no hall do teatro, com loja de produtos exclusivos e um backdrop instagramável.
Os espetáculos irão acontecer graças a parceria do SOS Pantanal com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Cultura do Estado e o Theatro da Paz.