O quebra-torto é o café-da-manhã reforçado que os peões pantaneiros comem, geralmente com arroz carreteiro (arroz com carne). O termo surgiu a partir das necessidades dos peões pantaneiros de realizar o desjejum ao acordar, ou seja, o ato de “quebrar” (interromper, parar) o “torto” (torto do estômago, a fome).
A origem do termo foi baseada na vida dos peões que trabalham arduamente durante as comitivas, e ao acordarem, depois de 8 ou 10 horas de sono, eles diziam que o estômago já estava torto de fome.
Devido às suas atividades, eles precisavam de uma alimentação que tivesse grandes fontes energéticas, ou seja, um café da manhã reforçado e foi aí que o arroz carreteiro se popularizou!
Esta refeição foi pensada pela praticidade do preparo e nos ingredientes não perecíveis. E por isso, se tornou o prato típico deste momento. Atualmente na região, o arroz carreteiro também pode ser chamado de quebra-torto, em diversas fazendas no Mato Grosso do Sul.
Os ingredientes, normalmente, são o arroz, carne de sol e o alho, mas também pode conter outros ingredientes, como o ovo, pimentão e outras fontes de proteína.
Conheciam este termo pantaneiro?